quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Brooch bouquets


Noivinhas!!

Já conhecem a nova tendência nos Estados Unidos para o bouquet de noiva?
É o chamado "Brooch Bouquet", ou em tradução livre para o português, 'bouquet de broches' ou bouquet de bijouteria.
São lindos!!

Se eu fosse noiva, com certeza eu usaria, mas isso sou eu, que gosto de coisas super diferentes e não tão românticas!!
Admito que para muitas noivas, nada substitui o romantismo e a beleza das flores.

Então, quem ousa?

Abaixo, uma pequena amostra de brooch bouquets (lindos, mas devem ser, com toda a certeza, carésimos!!!!!)










Ofertas de festas em sites de compras coletivas


Noivinhas

Resolvi escrever esse post depois de já passado o casamento da filha dos meus queridíssimos amigos, para alertar às noivinhas de plantão sobre o perigo embutido nas compras de festas através dos sites de compras coletivas e, como sempre, fazer as minhas considerações sobre as casas de festas que eu fiz cerimonial.

Vamos começar pelo meu caso mais recente, que foi o casamento da Andréa e do Felipe.

A Andréa é filha de um casal amigo meu de longa data.
Eles sabem que eu sou cerimonialista e que tenho uma empresa de organização e cerimonial de eventos sociais.
Como a esmagadora maioria das noivinhas, a Andréa achou que sozinha poderia dar conta de toda a organização do seu casamento (até porque era somente a organização e o cerimonial da cerimônia religiosa e da recepção, já que ela já tinha se casado no civil no início do ano e, por conta disso, já tem sua casa montada e eles já estavam morando juntos desde então).
Lêdo engano!
Com a quantidade de detalhes e coisas para organizar, além deles terem que conciliar a sua agenda profissional corrida e estressante (ele é médico e ela é veterinária) e os cuidados da casa, eles se renderam e pediram aos pais dela que me pedisse ajuda.
Vou ser sincera ... a pior coisa que existe para uma organizadora de casamentos é pegar a organização de um casamento já pela metade!! Porque algumas coisas já estão contratadas e pagas e não tem como voltar atrás e, por falta de conhecimento e experiência da parte dos noivos, muitas vezes eles se metem em furadas e nós temos que tentar fazer o melhor com o que se apresenta.
A velha estória de tentar fazer uma limonada (se der, acrescentando ainda vodca, gelo e açúcar ..rs) com os limões que se tem!!
Que foi o que aconteceu com eles.

Quando eu comecei a ajudá-los na organização (noivinhas, tenham sempre em mente que uma organizadora/cerimonialista de casamentos está ali para AJUDÁ-LAS nas suas decisões e escolhas, INDICANDO sempre as melhores opções, dentro das limitações inerentes, e não IMPONDO as suas vontades e desejos. Uma boa organizadora/cerimonialista RESPEITA e ACATA as decisões e escolhas dos noivos, mesmo que ela não concorde com o que foi escolhido. O nosso trabalho é mostrar sempre as melhores opções, mas a decisão final sobre tudo deve ser dos noivos), eles já tinham contratado a igreja, os músicos que iriam tocar na cerimônia, o fotógrafo e fechado contrato com a famigerada casa de festas, que eles tinham adquirido através do site Groupon.
Confesso que tremi nas bases, mas resolvi dar crédito à boa sorte.
Em vão.
Eles não tinham ido verificar como era a casa de festas antes de fechar a compra. Sequer sabiam direito onde era. GRANDE ERRO!!!

Noivinhas, nada contra compras pelos sites de compras coletivas. Tem ótimos produtos e ótimas ofertas. Eu mesmo, muitas vezes, também adquiro produtos através desses sites.
Mas pelamordedeus, NUNCA comprem uma festa, mesmo que seja festinha de cachorro, ANTES de ir até a casa de festas que está oferecendo a oferta e verificar TODA a estrutura e serviços e tudo o que a casa oferece, nos seus mínimos detalhes.
Vão acompanhados, de preferência, da sua cerimonialista.
Nós percebemos detalhes que muitas vezes passam totalmente despercebidos por quem não tem experiência.

No caso específico deles, a famigerada casa de festas foi a Espaço Jardins Verdes, na Estrada do Pau Ferro, Pechincha, Jacarepaguá.
Num primeiro momento, à primeira vista, a casa parece ótima e tudo perfeito e muito bonito, a dona da casa  simpática e amável (isso foi o que os noivos me relataram, porque comigo ela sempre foi profundamente grosseira e de uma antipatia absurda!!).
Isso tudo foi até eu entrar em cena, com o olhar clínico de uma profissional experiente e exigente.
Vou dizer: por mim, se eles não fossem perder todo o dinheiro já pago (isso é totalmente contra a lei, mas eles não estavam dispostos a brigar na justiça), eu teria rompido o contrato imediatamente!!!!
Vamos aos detalhes:

01. A casa de festas não comporta confortavelmente mais do que 150 pessoas, apesar de na oferta dela no site Groupon dizer que cabem 280 pessoas.
Só cabe esse número se for levado em conta o gramado (é, gramado mesmo ... saltinhos lindos e maravilhosos daquele seu escapin carésimo enterrado na terra e grama!!!) e, mesmo assim, não acredito que caibam ali 130 pessoas confortavelmente. Ok, vamos lá que caibam. E se chover, faz como, já que o gramado não tem a menor cobertura? Todo mundo amontoado na parte coberta.

02. A casa de festas NÃO tem AR CONDICIONADO em NENHUMA de suas dependências, incluindo o salão de doces e bolos (uma sala grande .. vou ser sincera, a sala da minha casa é maior que aquela!!!) e a suíte da noiva. Conseguem imaginar no calor do verão do Rio de Janeiro, em Jacarepaguá que é ultra quente no verão, uma casa de festas SEM AR CONDICIONADO? Pois é .... foi um estágio no inferno. Todo mundo passando mal, inclusive eu, de calor!!!
Ninguém comeu os chocolates, porque eles derretiam ao toque. Os doces até eram bons, mas já tinham perdido o seu frescor por terem ficado naquele calorão.
A noiva não quis cortar o bolo para não passar mais calor do que já tinha passado tirando fotos. Fotos essas que tiveram que ser tiradas em velocidade relâmpago porque ninguém estava aguentando ficar muito tempo naquela sala, com risco de passar mal.
Quando eu questionei a dona da casa de festas sobre o fato da casa não ter ar condicionado em nenhuma dependência, sabe o que eu ouvi:
"Para que ar condicionado? Jacarepaguá é SEMPRE fresquinho, mesmo no verão"
Quando eu disse a ela que eu também morava em Jacarepaguá, aliás super pertinho da casa de festas, e que não sabia desse fresquinho todo não, ela ficou muda ... ia retrucar com que argumentos???

03. A tal da famigerada 'suíte da noiva' é escura, absurdamente quente (NÃO tem ar condicionado), com a única janela de ventilação abrindo diretamente para a cozinha (e todo aquele cheiro de óleo da fritura dos salgados entrando!!!!) e para um amontoado mal cheiroso de entulho (sim, ao lado da cozinha). Nem pensar em abri-la!!! Só tem 01 sofazinho de dois lugares, uma cadeira de cabeleireiro, um espelho grande e uma arara (sem cabides). Nem uma mesinha de apoio!!! Só uns nichos minúsculos nos cantinhos do espelho. Ah, e um ventilador de teto que não serve para nada, só para levantar poeira!!
Podem esquecer tomar banho lá, porque o box é entulhado de quinquilharias inimagináveis.
Aliás, nem sequer uma toalha para enxugar as mãos o banheiro tinha!!!
Só papel higiênico mesmo e olhe lá!!!!
Fico imaginando uma pobre noiva incauta fazendo maquiagem e cabelo naquela calorão!!!
Impossível!!!!!

04. Tem fraldário e berçário. Se você quiser matar (e morrer junto) o seu bebê de calor e com o mal cheiro (porque o tal fraldário também tem uma janela que abre DIRETAMENTE para a cozinha .. sério, dá para ver as cozinheiras fritando os salgadinhos!!), tente a sorte!!
Ninguém na festa nem perguntou. E olha que tinha uma porção de crianças. Os convidados optaram por trocar as fraldas nos carrinhos de bebê mesmo.

05. A pista de dança é um quadrado, até que grandinho e bem arranjado, ABERTO, colado no muro de divisão da casa de festas com a casa vizinha. Sem o menor tratamento acústico!! Ou seja, o som vaza direto!!! Dá para ouvir do outro lado da rua, bem longe até da casa de festas!! Sei disso porque estacionei meu carro longe e quando voltei ao mesmo para buscar as havaianas (que só chegaram à tardinha do dia do casamento!!! Fiquei tensa, mas admito que não me preocupei muito. Avisei para a noiva não contratar um serviço baseado só no preço. Tinha que levar em conta a distância, tempo de entrega, etc. Não quis me ouvir. No afâ de economizar, contratou um pessoal do Rio Grande do Sul. As havaianas ficaram ótimas, mas quase que não chegam a tempo. Não fosse o pai da noiva, não teriam chegado. Por isso que eu digo para confiar na sua cerimonialista. Se não tivessem chegado a tempo, nem podia reclamar nada comigo, porque eu tinha avisado. Insistiu, deu no que deu) pude ouvir!!!
Quando eu fiz a visita técnica na casa de festas, 02 meses antes do casamento, ainda perguntei para a dona da casa de festas, a sra. Rafaela, se ela não tinha problemas com os vizinhos por conta daquela pista de dança, se nenhum vizinho nunca tinha chamado a polícia.
Resposta que eu ouvi:
"Podem chamar a polícia à vontade. Nunca que a polícia vai me incomodar por causa da altura do som, porque eu tenho 'parceria' com o 18º BPM e eles não me incomodam, muito pelo contrário".
Oi????!!!!!
Vou falar .. como cidadã, me senti ofendida pela resposta. Onde está o direito de todo cidadão de ver as leis respeitadas?
Mas eu moro em Jacarepaguá e sei bem como funciona o inoperante, corrupto e famigerado 18º BPM, então, nem me surpreendi muito (todo mundo aqui viu Tropa de Elite 2? Pois é o tal batalhão .... preciso falar mais alguma coisa??)
Para ver como funciona a coisa, na saída da festa, em torno das 02:30hs da manhã, tinha uma patrulha do 18ºBPM PARADA na porta da casa de festas, dando 'proteção'. Pode isso?????!!!!!!! Uma afronta!!!!!
Ah, e se tiver chuva de vento, seus convidados vão dançar molhados .. se conseguirem dançar, porque a pista ficará molhada.
Sem reclamações do Dj. Normal. Não era dos mais simpáticos nem alegres, mas passava.

06. Staff da casa: a secretária dela é a recepcionista e a maitre. Segurança só tem 01. Os garçons até que eram prestativos e educados e estavam em número suficiente. Sem reclamações a respeito deles.

07. Os pontos de iluminação que foram contratados, não foram colocados todos. A mesa do sushi, que foi oferecida de presente por uma das madrinhas, estava às escuras, apesar da sra. Rafaela ter afirmado que iria ter ponto de luz. Afirmou isso às 16hs do dia do casamento, diretamente para mim, que passei por lá para ver como estavam os preparativos e a arrumação da casa e quase infartei quando vi que nem varrida e limpa estava. Ainda estava com os balões da festa anterior pendurados!!!!!
Quando eu questionei a que horas iriam começar a arrumar tudo, ouvi que estavam esperando o sol abaixar um pouco e o calor diminuir!!!!!!
Resolveram começar a se mexer quando viram que eu não saía de lá. E ainda ouvi o pai da tal Rafaela comentar com os funcionários a seguinte pérola:
"Essa pentelha de mulher (se referindo a mim) vai estragar com a festa, estou vendo, porque reclama de tudo, vê defeito em tudo e quer que tudo seja do jeito que ela quer e perfeito. Tenho o pavio curto e já viu .. se reclamar muito, vai ter" ...
É, ia ter mesmo, um bom de um processo se ele ficasse de palhaçada!!!
Noivinhas, vocês pagaram pelos serviços!!!!Cobrem!!!!! Não se submetam aos caprichos dos donos das casas de festas por medo ou por não quererem 'arrumar barraco'.
Não é à toa que casas de festas caidinhas DETESTAM cerimonialistas externas. Principalmente quando são amigas da família da noiva!!!!!

08. Os arranjos de flores estavam muito bonitos. Melhores até do que eu tinha imaginado que ficariam.
Arranjos da Carla Flores, da Cadeg.

09. A tal da piscina que é aludida na oferta do Groupon não passa de um lago um pouco maiorzinho.
E fica totalmente no escuro. Se não colocar velas ao redor, com certeza algum convidado desavisado (nem precisa estar bêbado), cai nela!! E não pode colocar velas flutuantes (que dariam um charme legal). Não entendi bem porque não, mas não pode e pronto!!!

Ah, quase esqueci de dizer.
Foi uma luta quase inglória conseguir marcar a degustação para os noivos!!
E a sra. Rafaela ainda teve a cara de pau de telefonar diretamente para a noiva, a Andréa, para reclamar com ela que as minhas perguntas sobre a casa de festas e sobre os serviços oferecidos eram ofensivas.
E desde quando perguntar se a casa não tem ar condicionado, se a pista de dança era só aquilo lá mesmo, se as cortinas (de plástico!!!!!) usadas na decoração e que estavam rasgadas seriam trocadas para o casamento, quais cadeiras seriam, etc, são perguntas ofensivas???
A questão é que ela está acostumada a fazer o que bem entende e nenhuma noiva reclamar. Tanto que ela admitiu depois que era a primeira vez que ela estava fazendo um evento com uma cerimonialista externa.
Mas, noivinhas, vocês tinham que ver como ela mudou o tom (só o tom, porque a antipatia e a cara feia continuaram as mesmas!!) quando o pai da noiva avisou a ela que eu não era uma simples profissional para eles. Que eu era amiga de longa data e que tinha carta branca total!!!
A mulher bufou, mas ia fazer o que?? Só assim mesmo para tudo funcionar!!!

Então, noivinhas, depois desse post ENORME, fiquem atentas ao que é prometido pelas casas de festas e o que vocês REALMENTE obtém.

Não vou generalizar.
Já trabalhei em casas de festas fantásticas, mesmo sendo simples, que dão um show de profissionalismo.
E outras, que eu nunca mais tenha que trabalhar nelas, que dão um show de desrespeito aos contratantes.

Até o próximo post!!!
Prometo aparecer mais vezes!!! ...




Casamento Andréa e Felipe


Lindos e apaixonados!!!
Essa é a melhor definição para esse casal!!
A Andréa é filha de um casal de amigos meus de longa data, daquelas amizades que começam na faculdade e vão se entrelaçando e se permeando ao longo de toda a nossa vida.
Quando conheci o pai dela, nos tempos da faculdade, ele sequer ainda conhecida a mãe dela!!! ... tem tempo!!!!
Conheço a Andréa desde que ela nasceu!!

E o noivo, o Felipe, um amor de pessoa!
Carismático, divertido, bem-humorado, inteligente.
Daqueles noivos participantes e interessados nos detalhes dos preparativos do casamento (mesmo achando um saco!!! ... rs)

Foi um prazer duplo fazer o cerimonial do casamento dela!!
Prazer pelo trabalho em si e prazer pelo fato de se ela ser filha de quem ela é!
Emoção aliada à responsabilidade ... haja profissionalismo!!

E ela é linda!!!
Aliás, sempre foi!!
E estava radiante no dia do casamento!!

Toda a felicidade do Universo para vocês, Andréa e Felipe!!


Andréa e Felipe na saída da igreja



Andréa



Andréa com os pais

08.12.12
Cerimônia: Capela de Santo Antônio
Recepção: Espaço Jardins Verdes
Fotógrafo: Peter Raine
Cerimonial: Marcia Xerez Cerimonial