sexta-feira, 20 de julho de 2012

Casamento na Praia II






Outro dia recebi um email de um noivo (é, gostei de ver, os noivos atualmente estão super participativos!!!) interessado em saber como proceder para a realização de um casamento na praia aqui no Rio de Janeiro.

Já abordei esse assunto em uma outra postagem, mais antiga, mas como eu percebi que esse tópico ainda levanta muitas dúvidas, resolvi voltar a ele.

A prefeitura do Rio de Janeiro não autoriza casamentos em espaços públicos, porque ela não tem como garantir a segurança e a privacidade para tal evento.
Para festas em espaços públicos, a prefeitura autoriza com algumas restrições, mas para isso tem que tirar licenciamento junto à prefeitura, corpo de bombeiros e polícia e, mesmo assim, a prefeitura não costuma autorizar para festas particulares.
Para uma festa de casamento, o custo para a produção e execução numa praia no Rio de Janeiro, caso a prefeitura autorizasse, ficaria bem alto.

Os locais que são permitidos casamentos na praia na cidade do Rio de Janeiro não são bem na praia (não é como nos filmes americanos, com tudo montado na areia, etc.). Nenhuma estrutura é montada na areia. A prefeitura não permite. O que acontece é que esses locais são o mais próximo possível de praias e/ou do mar, mas toda a estrutura é montada dentro dos limites dos locais.
As únicas praias em que existe uma possibilidade, bastante remota, da prefeitura emitir uma autorização, seriam as praias da Barra e Recreio, mesmo assim, fora da área de reserva. Mas os custos acabam por inviabilizar o evento, além de que, mesmo com a contratação de equipe de seguranças (imprescindível nesse caso), não há privacidade, porque não é permitido montar uma estrutura totalmente fechada na praia e assim o seu casamento vai ficar totalmente exposto ao público em geral.

No caso do Forte de Copacabana, até pode ser montada uma estrutura da parte externa do salão, mas tudo dentro dos limites do Forte.

O mesmo acontece com a Fortaleza de São João (que fica em Niterói) e com o Clube Marimbás.
O Clube Marimbás é situado numa formação rochosa entre as praias de São Conrado e da Barra (se você passar de carro, direção São Conrado-Barra da Tijuca, pelo túnel Zuzu Angel, no elevado entre o primeiro túnel e o túnel antes da Barra, o Clube fica à esquerda, abaixo, bem próximo ao mar).

O Hotel Sheraton da Av. Niemeyer também promove casamentos ditos 'na praia'. No caso do Sheraton, eles conseguem montar uma estrutura, senão na areia propriamente dita, particularmente próxima, já que o hotel possui um acesso exclusivo para uma faixa de areia da praia ali, no Vidigal. É um dos pouquíssimos lugares, na cidade do Rio de Janeiro, em que se consegue um casamento 'praticamente' na areia da praia por conta dessa particularidade do hotel.

Outros locais com salões com vista particularmente próxima para o mar são o Clube da Aeronáutica da Praça XV (ao lado do III Comar) e o Restaurante Real Astória (na Av. Pasteur, ao lado do Gmar - quartel do corpo de bombeiros).
Todos os dois com vista deslumbrante para a Baía de Guanabara.

Também tem o único local na cidade do Rio de Janeiro em que é permitido realizar um casamento praticamente na praia e ainda assim de forma privada: É em Grumari, no Grumari Beach Garden (http://grumaribeachgarden.webnode.com.br).

É um local um pouco mais rústico, sem grandes atrativos ou luxo, parecendo um pouco com um camping, mas se a proposta for algo menos glamouroso, mas nem por isso menos bonito, o local é bastante adequado, principalmente para casamentos realizados durante o dia.
Não custa lembrar que com uma boa decoração até playground de prédio fica bonito!!
No Grumari Beach Garden eles alugam somente o local e oferecem os serviços de alguns parceiros, cabendo aos noivos toda a organização (é nesse momento que uma cerimonialista é fundamental!).
Os prós é que é um local bonito e aprazivel e realmente na praia.
Os contras é que é longe, não possui transporte público condizente (mesmo táxi é complicado) e se chover, fica inviável (aliás, tenham sempre isso em mente quando se planeja um evento ao ar livre, a possibilidade de chuva), mas pode ser uma alternativa bem interessante.

Fora do Rio, Búzios possui vários hotéis, pousadas e alguns restaurantes de beira de praia que realizam casamentos na beira do mar.

Idem em Angra dos Reis e em Parati.

Em Arraial do Cabo, não tenho conhecimento de nenhuma pousada que faça esse tipo de evento, mas pode sim ser que uma ou outra, que tenha um acesso mais exclusivo à praia, o faça.
 
Quanto a alugar e/ou reservar esses espaços, é questão de definir onde, quando, como e para quantas pessoas vocês querem o evento.
De uma maneira em geral, tanto os restaurantes quanto os hotéis e as pousadas, oferecem os serviços com 'pacote parcial ou completo', o que quer dizer que ao menos o buffet (com toda a estrutura que envolve, tais como, além da comida propriamente dita, garçons, bandejas, copos, pratos, etc), bebidas básicas (água, sucos, refrigerantes e cerveja), dj e decoração são obrigatórios ao ser alugado o espaço e os serviços.
 
Então noivinhos que estão pensando em realizar seu casamento dessa forma, antes de mais nada tenham em mente que um casamento na praia NÃO é um evento de baixo custo, muito pelo contrário, já que demanda uma gama enorme de serviços de logística e infraestrutura para que o mesmo venha a ser um sucesso.
 
Uma outra coisa que vocês devem levar em consideração é o que diz a regra de etiqueta quando um evento, principalmente um casamento, é realizado fora do local de moradia dos noivos e convidados: São os noivos que pagam todas as despesas de estadia dos convidados, até porque podem haver convidados que realmente desejem comparecer ao evento mas que não estejam em condições financeiras de arcar com uma despesa de viagem e de hospedagem, além dos custos do presente e da própria produção.
 
Eu já fiz casamentos, mesmo dentro da cidade do Rio de Janeiro, em que alguns convidados no momento da confirmação de comparecimento, admitiram que gostariam muito de comparecer, mas que não tinham traje adequado e não estavam em situação de arcarem com a despesa de comprar um traje.
E isso é só com o traje, imagina com toda a despesa que envolve comparecer num evento fora do local de origem (transporte, estadia, alimentação, além da produção em si para comparecer ao evento mais os custos do presente).
 
Como eu costumo dizer aos noivos que eu assessoro, antes de pensar na realização em si do sonho do casamento, não se pode esquecer da figura principal numa festa: os convidados!!! Afinal, sem o comparecimento dos convidados, não há festa!!!
A esmagadora maioria das pessoas, principalmente casais de noivos, se esquecem desse pequeno, porém imprecindível detalhe, ao começarem a planejar o casamento.
Uma festa de casamento é, basicamente, voltada para os convidados, para o seu conforto e diversão.
Se não for pensado desse forma, é desperdício de dinheiro e de tempo.
 
Um dica: procure pagar o máximo que vocês puderem à vista e com uma certa antecedência. Assim vocês conseguem negociar melhores descontos e ficam com um bom poder de barganha.
Todos os fornecedores, exceto foto/filmagem (JAMAIS pague todo o montante antes do evento .. pague somente a metade ou um pouco mais, mas faça constar no contrato que o montante total só será pago quando da entrega do material final - álbum e/ou dvd ... não é regra, já que a esmagadora maioria dos profissionais de foto/filmagem são sérios, mas já ouvi relatos devastadores .. não custa prevenir) exigem que os serviços estejam totalmente pagos até, ao menos, 01 semana antes da realização do evento. Quanto mais cedo e em menos parcelas você conseguir quitar as despesas, maiores descontos você consegue.
Se não for possível para você proceder dessa forma, procure, então, fechar os contratos com bastante antecedência porque, de uma maneira em geral, os valores são fixos, sem juros, e você irá ter mais tempo para o pagamento das parcelas.
 
Lembre-se que quanto mais perto da data você for contratar um serviço, mais caro ele fica.