quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O papel da Cerimonialista


Qual a função da Cerimonialista num evento?

A Cerimonialista é quem gere e rege todas as engrenagens que compõem um evento, desde a sua pré-produção (aquele fase em que se está organizando tudo, fazendo o levantamento de preços, de serviços, de espaço, decoração, etc. e etc.), na produção, ou seja, durante a execução do evento (quando está acontecendo, em tempo real, a cerimônia e/ou festa) e na pós-produção (aquela fase chaaaaaaaaaaaaata de desmontar tudo, embalar, devolver o que tem que ser devolvido, limpar, etc. e etc.).

Cabe a ela interpretar os desejos e anseios dos anfitriões do evento e fazer com que eles se transformem em realidade concreta.
Cabe a ela o papel de coordenar, gerenciar e fiscalizar todos os profissionais de serviços envolvidos no evento.
Ela é a mediadora entre os anfitriões do evento e dos profissionais que irão trabalhar no mesmo.
Ela é como um grande maestro, regendo todos os componentes de uma grande orquestra para que tudo aconteça de maneira harmoniosa e perfeita.

Seu papel é o de substituir os anfitriões na tarefa de organizar e gerenciar o decorrer do evento nos seus detalhes mais práticos, liberando, dessa forma, os anfitriões para que os mesmos se divirtam e aproveitem o evento sem terem que ficar preocupados com detalhes para o correto andamento do evento.

É possível realizar um evento social (casamento, 15 anos, bodas, etc.) sem cerimonialista? Sim, com toda a certeza. Mas, além de não poder contar com alguém que conhece e entende do funcionamento específico do mercado de festas, vai recair sobre você toda a carga da organização, gerenciamento e fiscalização do evento. Antes, durante e depois da realização do mesmo. Já pensou nisso, assim, dessa forma?

Num primeiro momento, a animação é bem grande para a organização de todos os detalhes (pré-produção). Se você tiver tempo de sobra, melhor ainda. Realmente é bem gostoso planejar, organizar e ver tomar forma um evento. Até aí, nada demais.

A coisa começa a se complicar quando chega o dia da realização do evento.

Imagine só: você precisando ir se aprontar (com hora já marcada no cabelereiro e maquiador) e ainda tendo que acertar e conferir os detalhes do evento? E durante o evento? Como dar a atenção devida aos convidados se tem que, a toda hora, conferir se o serviço dos garçons está certo, se a bebida está gelada, se não está faltando nada, se tudo está fluindo como esperado.

Vamos lá, que você tenha superado essas duas fases com perfeição. Aí, vem o pior. Você, já cansada, doida para tirar o sapato e se atirar numa cama e ainda ter que coordenar a desmontagem de todo o evento!

Pois é ....

Portanto, o papel da Cerimonialista é, além do já descrito, o de facilitadora. É sua função ficar com o lado chato do evento e deixar seus clientes livres para curtirem ao máximo o lado super gostoso de todo evento. Estar ao final do evento morto de cansaço sim, mas de tanto ter se divertido!!!











Nenhum comentário: