sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Traje do noivo

Outro dia recebi um email de uma noivinha perguntando se o noivo podia usar smoking.
E nem seria o smoking clássico, onde o paletó e a calça são da mesma cor.
Ele estava pensando em um smoking tipo 007: calça preta, paletó branco, camisa social branca, gravata borboleta preta ou vermelha, sapatos pretos e meia ainda não tinha definido a cor.

De verdade, num primeiro momento achei que eu tivesse lido errado ou, então, que ela estivesse de brincadeira! Mas, não!! Era a sério mesmo a pergunta!!

Percebi, então, que esse é um tema, o traje do noivo, que ainda gera muitas dúvidas e muitas discussões e resolvi criar um tópico aqui no blog sobre esse assunto.

Quase sempre, todos os posts em todos os blogs de cerimonial ou de casamento acabam girando em torno da figura da noiva e o pobre noivo, figura também tão central quanto a noiva (afinal de contas, sem ele não teria casório, não é verdade?), acaba ficando de lado, perdido e esquecido no meio de tantos detalhes.

Tradicionalmente, os trajes permitidos para que o noivo use no casamento são o terno, o meio-fraque, o fraque e o fraque longo (aquele em que o paletó é bem mais comprido na parte posterior e acaba se parecendo com um pinguim!).

Basicamente, segue as mesmas regras que os trajes femininos (não o traje da noiva .. isso é um outro post).
Os fatores que determinam o uso de um ou de outro traje são o nível de formalidade do casamento, o local onde ele será realizado e em que horário ele será realizado.
Vale a mesma regra de ouro feminina: quanto mais tarde for o casamento, mais formal ele é.

Então, vejamos:

Fraque longo/Fraque:
É usado em casamento super formais, onde compareçam figuras públicas e políticas, chefes de estado, personalidades conhecidas da sociedade e quando o casamento acontece em grande estilo.
Não deve ser utilizado antes das 20hs.

Fraque longo


Meio-fraque:
É o mais utilizado nos casamentos, tanto pelo noivo quanto pelos pais e padrinhos.
Deve ser utilizado em casamentos semi-formais e tradicionais, onde não haja tanta necessidade assim de formalidades exageradas, mas que, também, não sejam totalmente sem formalidades e vanguardistas.
Pode ser utilizado a partir das 18hs.
Não deve ser utilizado em casamentos durante o dia, principalmente em casamentos que se realizem na parte da manhã ou na praia.

Meio Fraque


Terno:
O mais polivalente dos trajes para noivo. Particularmente, é o meu traje favorito.
Pode ser usado a qualquer hora, em qualquer lugar.
Serve tanto para casamentos formais quanto informais.
Pode ser usado a qualquer hora do dia ou da noite, sem medo de errar.
O único detalhe que deve ser levado em consideração é a cor que será utilizada no terno.
Paletó e calça devem ser dos mesmo tecido, da mesma cor e da mesma padronagem (nada de calça risca de giz e paletó preto, por exemplo).
E.também, como já foi dito num post anterior, nada de terno branco!
A cor branca é exclusividade da noiva!! Só dela!!

Noivo de terno (chiquerésimo!!!)

Smoking:
É utilizado, tradicionalmente, em bailes de gala e eventos formais, que não sejam casamentos, tais como formaturas, entregas de prêmios (preste atenção na premiação do Oscar como a esmagadora maioria dos homens está de smoking), bailes de debutantes e outros.
Não deve ser usado em casamentos, por mais formais que eles sejam, por mais com cara de baile de gala que o casamento tenha.
O summer é a versão menos formal e em branco do smoking e deve ser usado, principalmente, em eventos formais que não sejam casamentos e que sejam realizados durante o dia e ao ar livre.

Smoking

Summer
(imediatamente eu me lembro de Sean Connery no papel de 007 .. rs!)




Nenhum comentário: